Google Adsense

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Importância do Page Rank nos resultados dos buscadores

Hoje em dia a maioria dos usuário de internet utilizam buscadores na tentativa de encontrar um site baseando em palavras chaves. Acabou a era de digitar diretamente no browser e se deparar com uma mensagem típica “Url não encontrada”. O Google vem se tornando cada vez mais uma referência nas buscas, e, em muitos casos, como um preenchedor de URL. Um dia mesmo eu estav em casa em vi como minha noiva faz para entrar no UOL, TERRA e outros sites bem posicionados no google, ela simplesmente digita no google a palavra “UOL” e num simples enter o site www.uol.com.br é a sua primeira opção, para ela, isso se tornou muito mais prático e não corre o risco de errar ao digitar a URL completa.

Diante de tudo isso, webmasters buscam posicionar seus sites de forma precisa nas primeiras páginas dos principais buscadores. Mas como fazer?!
Não pretendo entrar em detalhes técnicos, por isso, tentarei explicar de uma forma bem superficial. O Google se baseia em Title, Meta Tags, Content, Meta Description e Page Rank.

Colocarei como exemplo o meu site Planeje seu Feriado (www.planejeseuferiado.com.br), que em seis meses foi para nas primeiras páginas dos buscadores.

TITLE:
Um ponto muito importantes é que seu site tenha um tíulo com as palavras mais importantes, por exemplo o nome do seu site com um slogan chamativo: “Planeje seu Feriado – Guia brasileiro” ou “Planeje seu Feriado – Destinos turísticos” ou coisa parecida, o importante é que, palavras contidas no TITLE da página, será um ponto forte.

META TAGS:
É no “Meta Tags” onde você terá a imensa lista de palavras chaves do seu site, como por exemplo: Viagem, Turismo, Destinos Nacionais, etc.
Quanto mais palavras você inserir, melhor.

CONTENT:
É sempre importante tamébm usar o conteúdo da página para ajudar a indexação pelos buscadores, como por exemplo colocar palavras chaves em negrito, criar listas. Use e abuse de sua imaginação para inserir listas e negrito sem necessariamente aparecer para o usuário de forma tão poluída.

META DESCRIPTION:
Uma breve descrição do seu site, exemplo: “Vai sair de férias ou pegar a estrada no feriado?...”. Quando o usuário efetua uma busca com palavras contidas no TITLE ou META DESCRIPTION ele apresenta o título da página (TITLE) e a descrição (META DESCRIPTION). Quando a busca é feita com palavras do conteúdo da página, apresentará o título e parte do conteúdo com descrição.

PAGE RANK (PR):
Agora que a estrutura HTML do seu site já está totalmente de acordo, vamos apresentar a parte principal para que seu site seja visto como uma potêcia e exibido nas primeira página.
O Page Rank varia de 0 a 10, trata-se de uma visão geral da importância do seu site na web, quantos e quais sites referenciam o seu?!, quem está referenciando seu site?!, é um site importante?!, tem um PR alto?!
Uma das formas de aumentar o seu PR é tentar parceria, como troca de links entre sites, existem muito site especializados em troca de links, como por exemplo o http://www.trocarlinks.com.br/ é um excelente gerenciador de troca de links.

Detalhes sobre o cálculo do PR:
http://fisicomaluco.com/wordpress/2007/08/09/como-e-calculado-o-pagerank-do-google-parte-final/

Uma das melhores forma que encontrei para aumentar a importância do meu site foi espalhar links pela web:
Yahoo Answers: http://br.answers.yahoo.com/
Participe, faça perguntas, responda, indique seu site em perguntas relacionadas, com muito cuidado para não ser banido
Firefox Addon
Stumble Upon, instale e faça o cadastro, você pode qualificar seu site e compartilhar commilhares de peossoas.
Blogs
Visite blogs, dê sua opinião e nunca esqueça de deixar estampado o seu site.

É uma luta para subir esse número. Pelo menos um ou dois meses de muito trabalho você terá para ver o resultado.

Nenhum comentário: